Sobre

13 anos de fotografia

Comecei fotografando books e ensaios fotográficos de mulheres em Criciúma. Escrevi uma monografia sobre elas e tirei 10. Logo comecei na fotografia de moda e fiz campanhas para marcas como Melody, Roscel, Da Hui, Lanzara e tantas outras. Com menos de um ano no mercado eu já assinava ourdoors espalhados pelo Brasil inteiro. Com 25 anos eu tinha estúdio e uma agenda sem espaço livre. Em 2010 cliquei quase 300 sessões fotográficas.

Tive uma overdose de fotografia comercial.

Fugi para São Paulo e passei 5 anos por lá. Realizei o sonho de estudar fotografia artística e trabalhar com arte contemporânea. Expus meu trabalho de arte na Casa Galeria e no Estúdio Lâmina, fundei o Rua Nua e comecei o projeto #ILoveMyself, que são ensaios fotográficos “por um mundo onde todas as mulheres amem a si mesmas”. Fui assistente de curadoria e montei exposições minhas e de outros artistas. Estudei ativismo, mobilidade urbana, feminismo, comunicação não violenta, arte de rua, narrativas visuais e mais. Gilberto Dimenstein escreveu sobre o #ILoveMyself no Catraca Livre. Fotografei para Lojas Marisa, jornal O Globo, Pieracciani, etc. Fiz retratos de talentos como Matheus Narchtergaele, Mustache e os Apaches, Mariana Pabst Martins, Lumineiro Salve Salve, Pedro Pastoriz, Loudez da Luz, Gilberto Gil, Marina Abramovic, Juliana Rakoza e muita gente interessante.

Cansei da loucura que é São Paulo.

Escolhi Florianópolis e cá estou desde dezembro de 2015.  Ainda me familiarizando com a cidade. Fotografando para o Sebrae, Anitas e outros clientes que me enchem de orgulho e dividem comigo o propósito que é melhorar o mundo onde vivemos.

Recentemente dei um google meu nome e encontrei muitas reportagens sobre o meu trabalho. Estou no do Catraca Livre com Fotógrafa mistura Terapia com Fotografia, e também M de Mulher da Abril dentro de “6 fotógrafas que retratam a sensualidade de mulher comum“, no Manual do Homem Moderno com #ILoveMyself o ensaio que eleva a auto-estima das mulheres reais, na BolUol e Art Ref. Esse ano tive a honra de assinar a minha primeira curadoria, o Respira SP – O Feminino na Cidade. Amo dividir o conhecimento de fotografia, estou me aprofundando em curadoria e mentoria. Penso que a humanidade avançou muito em tecnologia e pouco em pensamento crítico e ética a respeito fotografia. Esta é uma questão para mim.

O que sempre me atraiu na fotografia são as pessoas.

Eu gosto de encontrar o traço de humanidade que transborda quando a pessoa se movimenta de forma espontânea e deixa a verdade sair pelos poros. Fotografias são proféticas. Mesmo quando você posa para elas ou as produz, só depois de prontas é que elas vão te mostrar fatos sobre você mesmo ou sobre o mundo que você não sabia. Meu trabalho é documento histórico, pois tantos as próximas gerações da sua família e empresa, quanto os cientistas de um futuro longínquo se relacionarão conosco através da fotografia que produzimos agora. Vivo de criação, investigação e escolhas – que todo o fotógrafo faz e que é ideológica – acerca da realidade que se apresenta. Tomei como missão contar a história através do meu olhar intenso e amoroso.

Muito prazer, eu sou Marina.

Marina Bitten é fotógrafa profissional há 12 anos. Atua em diversas áreas como publicidade, eventos corporativos, retratos, produtos e ensaios. Hoje está baseada em Florianópolis, atendendo clientes como Sebrae, Impact Hub, Sicoob, Cata Coin, Delínea, entre outros. Dentro do seu portfólio de publicidade estão marcas como Lojas Marisa, Da Hui, Melody Jeans,  Lanzara Jóias, Sebrae e Pieracciani. Já realizou retratos de Matheus Narchtegaele, Lurdez da Luz, Juliana Rakoza, Mustache & os Apaches etc. É representada pela galeria de arte Casa Galeria – São Paulo, com a coleção “Corpos Silenciados”. Integra também o time de artista do Estúdio Lâmina – São Paulo, onde produziu a instalação “Todas as Sombras”. Obras da série “Corpos Silenciados” e “Nuances”estão disponíveis para venda na Casa Açoriana em Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis. Em 2017 estará baseada em Florianópolis – Santa Catarina, atendendo a contratações de fotografia profissional em todo o território nacional e exterior.

 

Exibições Solo/Solo Exhibitions
Cultural Sujeito a Multa – Fundação Cultural de Criciúma SC – 2008
Festa do Pijama – Espaço Magentha, Criciúma SC – 2010
Corpos Silenciados – Casa Galeria, SP – 2013
Todas as Sombras – Estúdio Lâmina – 2014

Exibições Coletivas/Colective Exhibitions
Coletivo Rua Nua – Estúdio Lâmina – 2014
Coletivo Rua Nua – Ouvidor 63 – 2014
In Loco – Edifício Pauliceia – 2015

Curadoria & Mentoria
Respira SP 2016 – A Mulher Paulistana

Projetos/Projects
Rua Nua: Arte Feminista, Download Gratuito
#ILoveMyself #EuMeAmo: ensaios fotográficos, por um mundo onde todas as mulheres amem a si mesmas!

CV
Bacharel em Publicidade e Propaganda – UNISUL, 2007
Intensivo Fotografia de Moda – IIF, 2008
Consultor de Moda – SENAC, 2009
Latu Sensu Moda: Gestão e Marketing – SENAC, 2010
Fine Art Printer Preto e Branco –IIF, 2012
Fotografia de Moda Avançada –IIF, 2012
Luz Marginal Procura Corpo Vago – MAM, 2012
Narrativas Visuais – Madalena CEI, 2013
Ponto Convergente – Madalena CEI, 2014
Comunicação Não Violenta – Palla Athenas, 2016
Feminismo Hoje – SESC, 2015
Mulheres e Filosofia – Márcia Tiburi, 2016
SpringBoard Programa de Liderança Feminina, 2017

Por favor, preencha o formulário corretamente

requerido *